Por Raquel Morelli
Há 3 anos, estreava mundialmente aquele que seria o maior sucesso de filmes baseados em histórias em quadrinhos.
Não apenas 'mais um super herói' enfrentando 'mais um vilão'. E sim, BATMAN enfrentando o CORINGA. Coringa este que, nunca fora interpretado da maneira como Heath Ledger interpretou.
'The Dark Knight' é um filme muito além de rótulos e estereótipos. Vai além da imagem de super herói e vilão/ do bem contra o mal.
Talvez esse tenha sido um dos maiores motivos para o sucesso do filme.
Interpretação à parte de Heath Ledger, pode-se dizer que a equipe técnica e os atores fizeram o seu melhor.
Não é preciso, contudo, ficar 'puxando o saco' de Ledger aqui. Porque todos já estão cansados de ouvir falar do OSCAR póstumo, das polêmicas e dos outros inúmeros prêmios que o Coringa rendeu para Heath.
A receita do sucesso pode ter começado muito antes do filme chegar aos cinemas. Provavelmente, começou quando lançaram o site whysoserious.com, fazendo um marketing para a imagem do Coringa.
Imagem esta, muito esperada e muito comentada.
Até que saiu o trailer oficial em dezembro de 2007: o enfoque no Coringa foi a peça chave para que a ansiedade em relação a 'The Dark Knight' aumentava.
Porém, todos não contavam com uma tragédia que se deu no dia 22 de janeiro de 2008: a repentina e inesperada morte de Heath Ledger.
Esse falecimento, com certeza aumentou ainda mais o falatório e as expectativas (pensem comigo: será que se Heath não tivesse morrido, o sucesso do filme seria o mesmo?)
A resposta para essa questão acima, eu realmente não sei dizer. Mas que a euforia já era grande antes da morte do ator, isso é inegável (é importante lembrar que durante as filmagens, em outubro de 2007,um membro da equipe técnica,Conway Wickliffe, também morrera em um acidente nos testes de perseguição envolvendo carros e caminhões).
Ou seja, era grande a ansiedade para julho. Era grande a ansiedade pelo filme em si e pela repercussão que iria causar.
Julho chegou e na pré-estreia, Batman já começa batendo recordes de bilheteria. A interpretação fenomenal de Ledger, que antes era apenas uma especulação, se confirma ao sair da sala de cinema e ouvir os comentários (ou até mesmo dentro da sala, em determinadas cenas, onde é possível ouvir comentários, risadas, ou sustos).
'O Cavaleiro das Trevas' ficou em cartaz por mais de um mês e foi o grande sucesso de bilheteria daquele ano.
Tornou-se a quarta maior bilheteria do mundo (US$1.001.921,825), bateu recorde de 'primeiro final de semana em cartaz' (recorde este, que só foi batido neste final de semana de 16-17/07/2011, por 'Harry Potter e As Relíquias da Morte-Parte 2)
Hoje em dia, depoia da estreia de vários outros sucessos, como 'Avatar', 'The Dark Knight' perdeu alguns postos de bilheteria, até o presente momento, está como a oitava maior.
Mas é importante destacar que 'Batman- O Cavaleiro das Trevas' impulsionou vários outros sucessos filmeados em IMAX e até mesmo os 3D.
Um filme que não será esquecido pelas pessoas tão facilmente.
Resta saber agora se a continuação, 'The Dark Knight Rises' (previsto para julho de 2012), também superará as expectativas.
Difícil.
RESENHA DO FILME
MAIS SOBRE TDK
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluira melhor interpretação do Batman que eu já vi...
ResponderExcluirBale é fantastico... sua carreira é genial desde o inicio quando ele fez sucesso naquele filme do Spielber "Empire of the Sun"... sou fã desse cara
qualquer coisa com ele eu assisto
abraços
.
www.ouvindoparalamas.blogspot.com
.
.